Artigo | mais artigos

É merito delas!

Data: 11/03/2019 13:40

Autor: Itallo Leite*

Neste Dia Internacional da Mulher parabenizo todas as mulheres mato-grossenses, em especial as advogadas, que hoje representam 47,26% de um total de 18.541 profissionais existentes no estado. A diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) valoriza e prestigia as mulheres, dando igualdade de condições e oportunidades.

Essa é a gestão da Caixa de Assistência dos Advogados com maior participação feminina e uma das maiores entre todos os órgãos da Ordem dos Advogados no Brasil. Tanto isso é verdade que 70% da diretoria da CAA/MT é composta por mulheres. E aqui não tem cota, o mérito é todo delas. Advogadas experientes, jovens advogadas, advogada professora etc. Cada uma está no seu cargo por competência e comprometimento com a causa.

Tenho a honra de estar ao lado da vice-presidente Xênia Artmann Guerra, que é de Sinop, atuante, guerreira e trabalha incansavelmente para o sistema OAB. Da Clarissa Lopes, secretária-geral e presidente da Comissão do Direito da Mulher (CDM), e de um quadro espetacular de diretoras como Adriane Malheiros, Jamille Adamczyk, Mara Samaniego, Martha da Costa e Roseni Farinacio.

E já que estamos citando mulheres advogadas que inspiram em Mato Grosso, tema da nossa campanha para este mês de março, não posso deixar de lembrar da desembargadora Maria Helena Póvoas, primeira mulher presidente da OAB-MT, e Ana Lúcia Steffanello, primeira mulher Conselheira Federal pela OAB-MT.

Temos muitas mulheres advogadas que inspiram e transformam a Justiça com as suas atitudes. A mulher deve acreditar cada vez mais em si mesma e ocupar os seus espaços. Essa transformação é necessária. A postura dentro do escritório, nos corredores dos Fóruns e Tribunais, é a mulher que deve determinar.

O melhor de tudo isso é que as mulheres estão tomando consciência disso na medida que se impõem e fazem com que seus atos tenham a mesma receptividade dentro da Justiça do que quando praticados por um homem. Advogar é abraçar uma das mais belas e nobres profissões que existem. Somos, nós, advogados e advogadas, que cuidamos da liberdade, do patrimônio, dos sentimentos e de tantas possibilidades que o Direito nos dá.

Portanto, mulheres, sigam em frente e conquistem cada vez mais o seu espaço. Nossa campanha "Advogadas que Inspiram" busca exatamente isso, ou seja, resgatar o respeito por todas as advogadas e mulheres mato-grossenses e pelo direito a condições de vida digna, livre de violência e discriminações. Defendemos a igualdade de direitos, o respeito e a segurança das mulheres como um todo.

Nesse sentido, durante todo o mês de março o Sistema OAB-MT, em parceria com a Caixa de Assistência e as 21 subseções, realiza atividades que marcam a importância da luta feminina pela igualdade de fato, com palestras, atendimento jurídico à população feminina, momentos de lazer, entre tantas outras ações. Todas estão convidadas a participar.

Feliz Dia Internacional das Mulheres!

*Itallo Leite é presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT)