Artigo | mais artigos

Homenagem ao professor doutor Luiz Flávio Gomes

Data: 06/04/2020 16:36

Autor: Ronaldo Bezerra dos Santos*

Notável, é a palavra apropriada para conceituar Luiz Flávio Gomes, um jurista a frente de seu tempo. Um ser humano diferenciado, defensor da sociedade, da Constituição Federal, dos direitos humanos e das liberdades. Infelizmente, ele nos deixou no dia 01 de abril de 2020, mas, o seu legado será eterno. O professor doutor Luiz Flávio Gomes, nasceu no interior paulista no dia 06 de maio de 1957, formado em Direito pela Faculdade de Araçatuba-SP em 1979, fez mestrado na USP em 1989 e doutorado na Universidade Complutense de Madri em 2001. Autor de mais de 60 obras, exerceu as funções de: Delegado de Polícia, Promotor de Justiça, Juiz de Direito, Advogado, Professor e até recentemente estava exercendo o mandato de Deputado Federal pelo Estado de São Paulo.

Todavia, além do brilhantismo do Dr. Luiz Flávio Gomes, o que mais chama a atenção em sua linda trajetória profissional foi a preocupação em democratizar o ensino jurídico por todo o país. Para tanto, ele criou a primeira rede de ensino telepresencial da América Latina e levou a educação a distância a milhares de alunos por meio de cursos preparatórios para concursos públicos, OAB e pós-graduação. O Professor Luiz Flávio Gomes tinha visão, estava à frente do seu tempo foi um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais IBCCRIM, órgão científico reconhecido internacionalmente.

Nos últimos anos o Prof. Luiz Flávio Gomes “levantou mais uma bandeira”, vinha se dedicando ao BRASIL, fundou o movimento de combate a corrupção intitulado: “Quero um BRASIL ético” e como Deputado Federal já havia apresentado vários projetos de lei para serem apreciados. Era um estudioso, um pesquisador, um cientista, um humanista, uma referência nacional e internacional. Era apaixonado pelo direito e amava o Brasil, defendia o enfretamento a corrupção, escreveu obras sobre isso, fez palestras com essa pauta e contribuiu para um país melhor. Acreditava no conhecimento, na ciência, mas principalmente no ser humano.

O professor sempre dizia aos mais jovens que o segredo do sucesso era a leitura. Defendia o estudo científico e o conhecimento através da aprendizagem e contava a sua trajetória para inspirar os seus alunos. Ele contribuiu muito com a sociedade, dedicou-se inteiramente a ciência jurídica, foi espetacular, foi “showman” em palestras, um exímio comunicador e com muito magnetismo e competência conseguia transmitir a sua mensagem.

Como docente, inspirou milhares de alunos a buscarem a realização de seus sonhos e mostrava que tudo era possível, só dependia de cada um. Com certeza sentiremos a sua falta professor. Contudo, não se esquece de quem foi notável, humilde e humano. O seu legado ficará, suas palavras continuarão instigando todos aqueles que buscam o aprendizado e o conhecimento científico. Suas diversas obras permanecerão ao alcance de todos. Cumpriu a sua missão querido professor, atingiu os seus objetivos.

Como um ex-aluno e eterno aprendiz só posso lhe dizer, com muita honra, muito obrigado. Seguiremos acreditando em um mundo melhor, mais fraterno, mais humano e principalmente em um Brasil ético. Finalizo com uma de suas palavras marcantes: Avante!

*Ronaldo Bezerra dos Santos é advogado, professor universitário, pesquisador e conselheiro estadual da OAB-MT.