|
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Cláudio Stábile Ribeiro, participou do Seminário “Desenvolvimento e Ferrovias – Centro Oeste”, realizado nesta segunda-feira (20 de junho), quando foi assinado o Termo de Compromisso para os estudos e projeto que permitirá a chegada da ferrovia até Cuiabá. O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias (Fiemt), organizado pela Secretaria de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, com a participação das instituições integrantes do Fórum Pró-Ferrovia. |
|
O governo de Mato Grosso assinou o termo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Valec Engenharia, Construções e Ferrovia para elaboração dos Estudos de Impactos Ambientais e o Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (EIA-Rima), além do projeto básico do trecho da Ferrovia Senador Vicente Vuolo entre Rondonópolis e Cuiabá. Este ato aconteceu no gabinete do governador no Palácio Paiaguás. |
O seminário teve como um dos principais focos a apresentação de um diagnóstico e perspectivas da região Centro-Oeste para ser levado ao seminário nacional em outubro, quando será elaborada a Carta Nacional. O presidente da Frente Mista Parlamentar, deputado Pedro Uczai, fez a conclusão do evento.
“Estamos nos convencendo que é insustentável Mato Grosso projetar seu futuro apenas por rodovias, pelo custo dos transportes, pela distância dos centros consumidores e exportadores. A ferrovia é o transporte mais barato, é mais seguro, ambientalmente sustentável, mantém as empresas na região, atrai novos investimentos e melhora a situação de nossas estradas”, observou o parlamentar.
O secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento de Logística de Transportes, Francisco Vuolo, explicou que a Ferrovia está em Alto Araguaia e já transporta 12 toneladas de grãos, o que representa dez por cento de tudo que é escoado pelo Porto de Santos. “Em setembro deste ano teremos a inauguração do terminal de Itiquira e, de acordo com o cronograma da ALL, o terminal de Rondonópolis vai ser inaugurado em dezembro de 2012. Com assinatura deste termo de compromisso estamos dando o passo concreto para a chegada da Ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá”, sublinhou.
O presidente da Seccional, Cláudio Stábile, parabenizou as autoridades por mais um passo em prol do desenvolvimento do Estado. “Mato Grosso já possui um crescimento de mais de 10% ao ano e com a chegada da ferrovia até a capital certamente haverá um incremento na economia de todas as áreas, seja indústria, comércio ou serviços. É preciso que nos preparemos para esse futuro próximo”, finalizou.
A OAB/MT, como uma das integrantes do Fórum Pró Ferrovia acompanhará todo o processo de estudo de viabilidade, de impacto ambiental para que tudo ocorra dentro da legalidade.
(Com informações da Secom-MT)
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt