Março de 2024 | Ver mais
# # # # # 1 2
31 # # # # # #

Resgate histórico e reconhecimento social marcam aniversário da OAB-MT

01/07/2019 17:07 | 86 anos
Foto da Notícia: Resgate histórico e reconhecimento social marcam aniversário da OAB-MT

Foto: George Dias/ ZF Press

imgDurante a comemoração de seus 86 anos, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) recebeu, para seu acervo, a carteira nº 001. Em 29 de junho de 1933, data de sua fundação, o primeiro advogado a se registrar em Mato Grosso foi Jesus Lange Adrien.

Em sessão do conselho realizada na última sexta-feira (28), a família do primeiro advogado mato-grossense entregou sua carteira à OAB-MT e recebeu o reconhecimento pela trajetória profissional que se confunde com a própria história da advocacia.

A passagem desses 86 anos e a evolução da OAB-MT se ilustram na carteira número 26915 de seu bisneto, o advogado Pedro Adrien Neto. Desde Jesus Lange Adrien até os dias atuais, 27 mil advogados e advogadas se registraram no Estado.

img  “Tem bastante peso sim ter meu bisavó como primeiro advogado de Mato Grosso. São várias gerações na família até chegar até aqui”, comentou Pedro Adrien Stephan.

Além dele, a neta Janaína Adrien Correa da Costa Bezerra e a filha de Jesus Lange Adrien, Ana Amélia Adrien Correa da Costa, receberam o reconhecimento da advocacia mato-grossense pelo trabalho iniciado há 86 anos.

Foi assim, relembrando e refletindo sobre o início de sua trajetória, que a OAB-MT deu início às comemorações de seus 86 anos. A seccional mato-grossense foi criada quase três anos após a instituição da OAB Nacional pelo Decreto 19.408 de 18 de novembro de 1930.

Na data de sua criação, em 29 de junho de 1933, a OAB-MT contava com uma diretoria composta por cinco membros e, em Mato Grosso, atuavam entre 15 e 50 profissionais da advocacia.

Atualmente, cerca de 27 mil advogados e advogadas já passaram pelos quadros da seccional de Mato Grosso e imgmais de 23 mil estagiários, ultrapassando a casa dos 50 mil inscritos.

“Em todos os momentos que a sociedade precisou, a vos da Ordem foi a primeira que se levantou. Para nós, portanto, é motivo de orgulho saber que nossa história faz parte da história de Mato Grosso e da nossa gente. Somos representantes não apenas da advocacia – função que exercemos com muito orgulho - mas de todos os mato-grossenses”, destacou o presidente Leonardo Campos.

O reconhecimento da sociedade foi simbolizado pela entrega da moção de aplausos concedida pela Câmara Municipal de Cuiabá, por meio do vereador Adevair Cabral, ao presidente Leonardo Campos, em nome de toda a advocacia mato-grossense.

Assessoria de Imprensa OAB-MT