Em Jaciara, OAB-MT inaugura série de visitas a subseções da região Sul de MT

19/11/2020 09:33 | AO ENCONTRO DA ADVOCACIA
Foto da Notícia: Em Jaciara, OAB-MT inaugura série de visitas a subseções da região Sul de MT

Foto: Divulgação

imgA comitiva da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB - MT) inaugurou o projeto “Ao Encontro da Advocacia”, em Jaciara, nesta quarta-feira (18). Durante o encontro, no fórum da cidade, o presidente da entidade , Leonardo Campos, destacou uma série de medidas adotadas em defesa da advocacia ao longo da pandemia de COVID-19.

Ele aproveitou a reunião para tirar dúvidas e debateu o cenário atual com os profissionais da região. Além disso, destacou os avanços relacionados na defesa dos honorários e no combate à captação ilegal de clientes.

“Gostamos e precisamos estar com a advocacia, então pra nós esse momento é fundamental. Tratamos aqui de assuntos de extrema relevância” , disse Leonardo.

Na ocasião a presidente da Comissão da Jovem Advocacia da Subseção, Welida Lima, pediu orientações sobre o relacionamento entre advogados e advogadas e magistrados durante a pandemia de COVID-19. Já o  advogado Hilário Amaral destacou a ação da subseção na defesa dos profissionais e sugeriu ações de suporte àqueles que foram impactados durante o período.

Em sua fala a vice-presidente da Ordem, Gisela Cardoso, reforçou o posicionamento contrário da instituição com relação as audiências de instrução e julgamento por videoconferência.

“Fizemos várias reuniões e cobramos o Judiciário de forma reiterada.  Hoje está questão está no Conselho Nacional de Justiça e e continuamos atuando para que o atendimento presencial seja retomado o quanto antes.”

Para o presidente da Subseção, Robie Bitencourt, o contato com a Seccional representa integração e a força da Ordem no Estado. “Só temos a agradecer, tanto pela visita dos colegas da seccional, quanto pela presença dos advogados e advogadas da região, que saem daqui fortalecidos para seguirmos neste período.”

Prestação de contas

O diretor tesoureiro da OAB-MT, Helmut Daltro, fez uma prestação de contas das ações durante a pandemia e falou sobre a importância do pagamento da anuidade, que corresponde a 89% da receita da entidade. Já o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAAMT), destacou que a instituição tem buscado junto ao Estado viabilizar a abertura de crédito para advogados.

O presidente da Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso (Esa-MT), Bruno Cintra, por sua vez, mencionou as dezenas de cursos oferecidos gratuitamente à milhares de advogados e advogadas de todo o Estado desde o mês de abril. Não cobramos por nenhum curso e é importante reforçar os grandes nomes que conseguimos trazer para estes eventos. Vimos que deu certo e é uma medida que irá permanecer. A ESA não parou, ela oxigenou.”

imgTambém participaram do encontro o scretário geral adjunto  da Ordem, Fernando Figueiredo; a presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental, Ana Carolina Barchet; o presidente da Comissão de Estudos da Lei de Falência e Insolvência Empresarial, Breno Miranda; a presidente da Comissão de Direito da Mulher - Clarissa Lopes; a vice-presidente da Comissão de Direito da Mulher,Gabriela Corrêa; o presidente da Comissão de assuntos Fundiários, Houseman Tomás; o presidente da Comissão de Direiro Imobiliário, Guilherme Mendonça; os conselheiros estaduais Bruno de Castro, Felipe de Oliveira Santos, Luiz Felipe de Oliveira Oliveira, Hélio Machado,  Abel Sguarezi; e Eduardo Marçal; as diretoras da  CAA-MT, Marta Coavilla e Roseni Farináceo e o delegado da CAA da Subseção de Rondonópolis, Alex Onassis.