Um grande sucesso em todos os aspectos – esta é avaliação do presidente da Comissão do Meio Ambiente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Leonardo Pio da Silva Campos, sobre a 4ª Semana do Meio Ambiente que a CMA e a OAB estão promovendo no auditório da Ordem, no CPA, simultaneamente com o 5º Congresso Nacional de Meio Ambiente. A participação de renomados juristas e especialistas em meio ambiente em Cuiabá e a importância do tema geral dos dois eventos – “Os desafios da gestão ambiental no Brasil: perspectiva de Mato Grosso” – despertaram um interesse tão grande que a CMA foi forçada obrigada a improvisar acomodações no auditório da OAB para atender a demanda. São 260 participantes no evento.
Segundo Silva Campos, tudo saiu certinho, como estava previsto, com o comparecimento dos palestrantes e os participantes dos quatro painéis constantes da 4ª Semana do Meio Ambiente. Aberto na quarta-feira à noite, o evento teve prosseguimento nesta quinta-feira pela manhã e a noite e será encerrado amanhã, com a abordagem de diversos temas sobre a política florestal. A palestra de encerramento da 4ª Semana do Meio Ambiente e do 5º Congresso Nacional de Meio Ambiente será proferida pelo secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Luiz Henrique Daldegan, que discorrerá sobre o tema “Os novos critérios do manejo florestal no Estado de Mato Grosso”.
A programação (matutina) de palestras e os respectivos conferencistas para sexta-feira é a seguinte:1ª palestra – Meio Ambiente do Trabalho, Samir Murad; 2ª – Ação Civil Pública e interesse de agir, José Zuquim: 3ª – Desnecessidade da exigência de impacto ambiental – EIA/Rima para o licenciamento das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), Antonio Beltrão; 4ª – Aquecimento global: verdades mentiras, Antonio Fernando Ribeiro Pedro. Período noturno: 1ª palestra: Aspectos polêmicos da reposição florestal: a questão da competência, Patrick Araujo Ayala: 2ª – Compensação da área de reserva legal: o caso da desoneração, Ana Flávia: 3ª – Compensação da reserva legal por meio da servidão ambiental, Rodrigo Justus de Brito e, encerrando o evento, a palestra de Daldegan.