O presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Almerindo José da Silva Costa, participou nesta terça-feira (8 de novembro) da audiência pública na Assembleia Legislativa para debater a redução da violência na região Metropolitana do Estado.
O advogado representou a OAB/MT no debate que teve início às 8h30, com um grande número de autoridades e convidados, terminando por volta de 13h30. O evento foi organizado pelo deputado Walace Guimarães (PMDB), e contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, além de representantes das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, do Comando Geral da PM, presidentes de bairros e a população em geral.
Almerindo Costa destacou que houve muita cobrança por parte dos representantes da sociedade civil presentes à audiência quanto à destinação de mais recursos para a segurança pública no Estado, inclusive cobrando a atuação mais efetiva do Poder Legislativo nessa questão.
O convite foi enviado pelo parlamentar à OAB/MT em respeito à instituição que tem atuado por meio de sua Diretoria e das Comissões de Segurança Pública, de Direito Penal e Processo Penal e de Direitos Humanos, em todos os eventos, reuniões e ações em busca de melhorias para a sociedade.
O advogado lembrou que a OAB/MT nestes últimos anos tem tido uma participação ativa nas frentes em prol da redução da violência no Estado e colocou a instituição à disposição para colaborar com as discussões.
“A OAB/MT tem sido recebida pela cúpula da Segurança Pública e essa parceria entre as instituições é benfazeja, já que a maior beneficiada com a melhoria dos serviços públicos é a sociedade”, ressaltou Almerindo Costa.
Conforme dados divulgados pela Polícia Civil de Mato Grosso, do mês de janeiro a outubro deste ano, foram registrados 196 homicídios em Cuiabá e 104 homicídios em Várzea Grande; além de 12 latrocínios (roubo seguido de morte) em Cuiabá e oito em Várzea Grande. Somente roubos foram registrados 5004 em Cuiabá e 2114 em Várzea Grande. O número de furtos nas duas cidades foi de 8.862 em Cuiabá e 2.521 em Várzea Grande.
Para o coronel Zaqueu Barbosa, do Comando Regional I - que conta com um efetivo de cerca de dois mil policiais – é necessário um aumento do efetivo para se fazer um policiamento de melhor qualidade e, com isso, reduzir o índice de violência.
(Com informações da Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa)
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt