|
O CD “Festança de Tchão Batido”, do conselheiro estadual pela OAB/MT, Fábio Capilé, foi lançado no 1º Fórum Cultural, nesta quarta-feira (10 de novembro), na sede da Seccional em Cuiabá, com a participação de importantes figuras da cultura mato-grossense, parentes do compositor, que também são artistas como Vera Capilé, que executou algumas músicas, e Osmar Capilé e outros. O evento foi realizado pela Comissão de Cultura e Responsabilidade Social da OAB/MT, com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados. |
O CD também será lançado em outros eventos e locais em Cuiabá, porém, Fábio Capilé criou uma forma diferente para divulgar suas músicas. São esculturas de elementos da culinária ou da fauna mato-grossense, como um caju e a onça pintada, onde estão fixados fones de ouvido e são executadas as músicas. Ele as chama de “ilhas culturais” que estão sendo instalados em diversos pontos de Cuiabá, como restaurantes e bares.
“A intenção é fazer com que a cultura chegue até as pessoas que estão fora do circuito e o modo de fazer isso é levando a cultura para o dia a dia das pessoas. O CD fica tocando direto, basta pôr o fone e ouvir as músicas”, ressaltou o advogado.
“Festança de Tchão Batídu” traz 14 músicas, de composição do conselheiro estadual da OAB/MT, com letras que tratam da rotina da antiga Cuiabá. Os ritmos são todos da terra, porém mesclados com outros elementos em algumas faixas. As músicas citam o linguajar cuiabano, a culinária, e as belezas da natureza e das pessoas.
“A cada 50 CDs vendidos, vamos plantar uma árvore nas margens do Rio Cuiabá e 10% de todo o faturamento vai para a AACC (Associação de Apoio à Criança com Câncer)”, adiantou o conselheiro, revelando os três eixos do projeto: cultural ambiental e social.
(Com informações do site www.olhardireto.com.br)
* Foto: Lucas Bólico - site Olhar Direto
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt