O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em sessão ordinária administrativa realizada nesta quinta-feira (21 de fevereiro), referendou a instalação das sete novas varas especializadas, instaladas em 24 de janeiro. São elas: Vara Especializada Contra o Crime Organizado, Crime Contra a Ordem Tributária e Econômica e Crimes Contra a Administração Pública; Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular; Vara Especializada em Direito Agrário; e quatro Varas Especializadas em Direito Bancário.
Nessa mesma sessão, os desembargadores, por maioria de votos, indeferiram a proposição de suspender temporariamente nove comarcas, prevista no projeto de readequação judiciária proposto ao Órgão Especial.
Além disso, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, retirou de votação, para reexame em sessão posterior, a proposta de redefinição de competência de algumas varas das comarcas de Cuiabá, Várzea Grande, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Diamantino, Primavera do Leste, Barra do Bugres, Jaciara, Juara, Poxoréo e Vila Rica.