PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 17ª SUBSEÇÃO DE SORRISO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Dezembro de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 # # # #

Notícia | mais notícias

Parceria com Sindapi visa esclarecer idosos do interior do Estado

12/07/2013 16:10 | Comissão do Idoso
    O presidente da Comissão de Direito do Idoso da OAB/MT, Isandir Rezende, acompanhou a assinatura da parceria entre a Sala da Mulher da Assembleia Legislativa e o Sindicato Estadual dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso (Sindapi -MT). A parceria foi firmada nesta semana em reunião entre a coordenadora da Sala, Dilair Savi, e o presidente do Sindapi, Francisco Delmondes Bentinho, para levar informações, através de palestras e seminários, sobre os direitos e deveres dos aposentados, pensionistas e idosos para os municípios do interior de Mato Grosso. 
 
    Entre as principais necessidades da classe estão: moradia, saúde, acessibilidade e educação. “A gente sai a campo e começa a ver uma realidade que não conhece. O País tem uma lei maravilhosa em relação ao idoso, mas ele (o idoso) não sabe exercitá-la porque todas às vezes que ele tenta falar alguém o manda ficar quieto”, considerou Isandir Rezende.
 
    Dados do Sindapi apontam que Mato Grosso possui cerca de 500 mil idosos entre os quais 325 mil são aposentados e pensionistas. Entre os idosos que não estão inclusos na Previdência Social, as necessidades são muitas. “Existe um número muito grande de idosos que precisam ser atendidos. E nessas palestras fazemos um cadastro com levantamento das necessidades dessas pessoas”, explicou Bentinho.
 
    Um dos problemas detectados através do trabalho realizado pelo Sindapi é o alto grau de analfabetismo entre os idosos, o que dificulta o acesso às informações. “Com isso os atendimentos são dificultados, porque no primeiro não eles desistem”, afirmou Bentinho.
 
    Para a coordenadora da Sala da Mulher, o trabalho desenvolvido pelo Sindapi é digno de louvor, pois é uma classe mais suscetível e que necessita de amparo social e jurídico. “Nós apoiamos essa causa e vamos trabalhar juntos para levar essas palestras e seminários para o maior número de municípios. Temos condições de buscar parceria junto às primeiras-damas e impulsionar esse trabalho que já vem sendo realizado há cinco anos”, afirmou Dilair Savi.
 
    Em 2012 o Sindapi realizou palestras em 85 municípios. Em 2013 a meta é ampliar esse número de atendimentos principalmente para os municípios da região norte e médio norte. Além de palestras e seminários, o Sindapi trabalha com a distribuição de cartilhas e do estatuto do idoso.
 
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
imprensaoabmt@gmail.com
www.twitter.com/oabmt
www.facebook.com/oabmt
 

WhatsApp