PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 17ª SUBSEÇÃO DE SORRISO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

Advogados elogiam interiorização de trabalhos do Conselho da OAB

01/09/2007 12:32 | Comemoração

    Mais um marco nas relações entre a Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso e os advogados que militam no interior do Estado foi registrado na cidade de Rondonópolis, na ultima sexta-feira à tarde, com a realização do primeiro reunião do Conselho Seccional fora de Cuiabá. O evento aconteceu na sede do Tribunal do Júri. A iniciativa foi comemorada pelos conselheiros estaduais e federais e também pelos advogados do próprio município. Esta gestão tem procurado colocar a Ordem e os advogados em seu merecido lugar disse o advogado José Tadeu Guillen, vice-presidente da OAB, que é de Rondonópolis.

    Durante toda a tarde, centenas de estudantes do curso de Direito das três universidades existentes no município puderam conhecer a sistemática de funcionamento de uma sessão do Conselho Seccional. Os trabalhos tiveram início às 14h30 e se prolongaram até as 20 horas. Ao todo, foram apreciados 25 processos, entre os quais, recursos para exercício de atividade profissional, autorização para funcionamento de práticas jurídicas, ampliação do Tribunal de Ética para as subseções, indicação de advogados para comissões temáticas do Conselho Seccional e temas administrativos e orçamentários.

    O Conselho da OAB, instância mais elevada das deliberações da entidade, se reúne ordinariamente toda ultima sexta-feira de cada mês. Desde a implantação da OAB em Mato Grosso, há 75 anos, todas as deliberações ocorreram na Capital. Decidimos fazer essa sessão em Rondonópolis, de forma a prestigiar o advogado do interior bem como a grande representação de advogados do próprio município no Conselho da OAB e demais tribunais da Ordem explicou Faiad.

    Para o conselheiro federal Francisco Sgaib, as sessões fora de Cuiabá permitem aos advogados e estudantes conhecerem de perto o trabalho dos conselheiros e da Ordem e, ao mesmo tempo, serve de aspecto catalisador e mobilizador da classe. ?Estar no interior nos coloca mais próximo das atividades dos profissionais, permitindo esse contato e avaliar de forma mais clara as expectativas de cada um profissional?  - ele observou.

    O conselheiro Hélcio Corrêa Gomes, por sua vez, fez questão de ressaltar que desde a primeira gestão de Francisco Faiad, a Ordem vem procurando reduzir a distância que separava advogados da Capital com advogados do interior. Ele destacou, contudo, que a atual gestão nunca tratou os profissionais com diferença. Aliás ele frisou isso é muito perigoso porque indica separaçao. A única separação tolerável na advocacia é uma só: os advogados éticos e aqueles advogados não-éticos.  Nós ficamos com os advogados éticos salientou o dirigente da OAB.

    A iniciativa foi tão válida que a realização das sessões plenárias do Conselho Seccional se estenderá a outras cidades. Em outubro, o Conselho Seccional deverá se reunir na cidade de Cáceres. Posteriormente, a idéia é fazer uma sessão no Norte do Estado e, em seguida, na região do Vale do Araguaia.

    Durante a sessão do conselho, o presidente da Caixa dos Advogados de Mato Grosso, João Vicente Scaravelli, apresentou um balanço das atividades desenvolvidas pelo braço social da OAB em prol dos advogados do interior. Ele destacou os convênios na área de saúde e enfatizou o trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito da Livraria do Advogado, que permite aquisição de livros em valores mais competitivos. A presidente da Escola Superior de Advocacia, Luciana Serafim, também fez um balanço das ações da ESA em favor do advogado que milita no interior e informou sobre a realização de novas atividades no segundo semestre, como o curso de gestão de escritório.


WhatsApp