O secretário geral adjunto da OAB-MT e presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Daniel Paulo Maia Teixeira, representou a advocacia mato-grossense no lançamento do Movimento Contra a Impunidade de Corrupção realizado pela OAB do Rio Grande do Sul. A inédita iniciativa envolvendo a classe dos advogados mostra que a sociedade quer dar um basta na corrupção que assola o país, disse Teixeira.
A partir do slogan "Agora chega!", representantes e afiliados de 72 entidades da sociedade civil organizada e liderada pela OAB/RS, lotaram a Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre, no último dia 13, ao meio dia. Os manifestantes estavam portando faixas e cartazes com palavras de ordem contra a impunidade e a corrupção. Os líderes das entidades partiram em caminhada e no trajeto, muitas pessoas se juntaram à manifestação, que contou ainda com a participação de dezenas de cavaleiros do Piquete da OAB/RS.
"Com este movimento em defesa da ética e da democracia, estamos plantando uma semente que irá crescer e frutificar em todo o solo brasileiro" destacou o presidente da OAB/RS, Cláudio Lamachia, referindo-se à determinação das entidades em ver repetida a iniciativa em outras capitais, tornando nacional o alcance do protesto.
"É chegada à hora de a população sair às ruas para dizer que não agüenta mais assistir passivamente aos escândalos que envergonham a Nação e ferem os compromissos constitucionais das instituições", destacou Lamachia, ao discursar para as milhares de pessoas que circundaram o palco montado na Esquina Democrática.