PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 17ª SUBSEÇÃO DE SORRISO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

Com novas adesões, 20 Estados terão Exame de Ordem unificado

27/04/2007 08:05 | Realização

    Mais dois Estados brasileiros anunciaram ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, a adesão à unificação do conteúdo do Exame de Ordem: os Estados do Pará e de Goiás. Com a adesão dos paraenses e goianos, sobe para 20 o número de Estados que aplicarão o segundo exame de Ordem do ano (a se realizar em agosto) com o conteúdo totalmente unificado.

    A primeira etapa do primeiro Exame de Ordem desta ano (prova objetiva), realizada no dia 15 de abril em todas as Seccionais da OAB, já teve 18 Estados realizando o referido exame com o conteúdo totalmente unificado. Cezar Britto defende a unificação no exame por considerar que a entidade só teria a ganhar com a realização de uma mesma prova, aplicada em uma única data e com o mesmo conteúdo em todo o Brasil. Evitaríamos as discrepâncias entre os exames aplicados por Seccionais diferentes.

    Antes de Goiás e do Pará, a última Seccional a aderir à unificação do exame foi a OAB do Rio de Janeiro, dando prioridade à informatização e profissionalização do exame, evitando possíveis fraudes. Uma entidade como a OAB-RJ, que defende a necessidade da terceirização dos concursos para o Judiciário - a exemplo do que já fazem o Executivo e o Legislativo - teria que dar o exemplo em sua própria casa, afirmou o presidente da OAB-RJ, Wadih Damous.

    Cezar Britto lembrou, ainda, que nunca se usou o Exame de Ordem como aferidor oficial do ensino jurídico no país exatamente porque eles são diferenciados, organizados e aplicados separadamente, por cada Seccional. Uma única prova seria a melhor a melhor referência para o Brasil sobre as faculdades de Direito e teríamos um controle maior da qualidade oferecida pelos cursos, afirmou o presidente nacional da OAB. Ajudaríamos a instituição de ensino que está ruim a melhorar e, se não melhorasse, teríamos instrumento para fechar todas as faculdades de péssima qualidade.

    Segue a tabela, por ordem alfabética, dos Estados que farão o Exame de Ordem com conteúdo unificado em agosto próximo:

Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Sergipe
Tocantins


WhatsApp