O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco Faiad, voltou a pedir que o Tribunal de Justiça realize concurso público para preenchimento de vagas de juízes em várias comarcas do Estado e também para aumentar o quadro de serventuários. Ele se reuniu com o presidente do Judiciário Estadual, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, acompanhado do deputado estadual José Domingos (DEM), do conselheiro federal Francisco Sgaib e da conselheira estadual Ana Lúcia Stefanello, para discutir a questão da falta de magistrado na cidade de Sorriso.
Lessa disse que os concursos de remoção e promoção de juízes que serão realizados ainda este semestre resolverão o problema da falta de um juiz de Direito para também atuar como titular do Juizado Especial na Comarca de Sorriso. O desembargador afirmou que o TJ tem conhecimento da necessidade de novos juízes. "Porém, a hora agora é de estruturar o Poder Judiciário. O Estado não suporta a criação de novas Comarcas" - destacou Lessa. Faiad concordou e apoiou a reestruturação.
Ainda segundo o presidente do TJMT, a solução dessas dificuldades integra as metas de elevar o nível de satisfação da sociedade mato-grossense em relação à prestação jurisdicional e da meta de reduzir o tempo médio de julgamento na primeira instância.
Na semana passada, em reunião com o corregedor-geral do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando Perri, Faiad, pediu a designação de magistrado para atender a região de Comodoro e Nova Lacerda, onde há apenas um juiz para atender todas a estrutura judiciária do município e ainda a Comarca de Sapezal, distante 120 quilômetros.