Apesar do clima de muita consternação em função do falecimento do advogado Luiz Roberto Vasconcelos, a diretoria eleita para o próximo triênio da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondonópolis foi empossada. Em solenidade simples, no auditório do Hotel Vila Verde, o presidente da OAB em Mato Grosso, Francisco Faiad, deu posse ao presidente Duílio Piato Júnior, ao vice, Nelson Pereira Lopes; Marcelo Lima, 1º Secretário; Cláudio Saravy, secretária-adjunta; e Paulo Cirillo, tesoureiro. Além disso, foi dada posse a Robie Bitencourt, como delegado da Caixa de Assistência.
A posse era necessária em função de que a diretoria precisa começar a trabalhar. Nesse caso, precisa da ata de posse para fazer as devidas movimentações. Então, optamos por essa solenidade simples. Em outras ocasião, reuniremos os advogados da cidade explicou Faiad. A única autoridade presente foi o prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti. Após a solenidade, todos se dirigiram para o velório do advogado Luiz Roberto Vasconcelos, cujo corpo foi velado na sede da subseção da OAB.
Em poucas palavras, o presidente da OAB reafirmou o propósito de seguir com o projeto de interiorização das atividades da Ordem, especialmente na estruturação das subseções e salas de fóruns, além do apoio incondicional na luta pela defesa das prerrogativas. Os problemas são grandes e graves acentuou, alertando os empossados para os desafios que terão pela frente. Faiad citou como exemplo, principalmente, a questão das custas judiciais, que no final do ano sofreram um aumento de 100% e que vai merecer da Ordem uma dura ação. Não vamos aceitar frisou.
Faiad destacou que cada vez mais estão afastando o cidadão do direito líquido é certo com a tentativa clara de excluir o advogado das lides judicias. Ele citou com exemplo os riscos da medida que entrega aos cartorários a função de promover divórcios e separações concensuais. Vamos precisar de muita determinação ressaltou Faid, ao exortar a união de toda a classe sob pena dessa campanha ganhar cada vez mais corpo; ai será muito tarde para reclamar.
Ex-presidente da OAB de Rondonópolis, o vice-presidente da Ordem dos Advogados em Mato Grosso, José Antônio Guilhen, por sua vez, lamentou o falecimento do advogado Luiz Roberto Vasconcelos. Em uma semana a advocacia perdeu dois grandes expoentes de luta disse, ao lembrar do falecimento do ex-presidente da OAB de Colíder, Herlon Gilson Coelho, ocorrido na seguda-feira. Guilhen fez um balanço de sua última gestão, ao destacar a luta empreendida em defesa da advocacia, direcionando a atuação para defesa das prerrogativas e também da ética profissional.
O novo presidente da OAB, Duílio Piato Júnior, por sua vez, adiantou que pretende administrar a subseção baseada em três pontos de ação: primeiro, a valorização da advocacia, com luta em favor da ética e também das prerrogativas; segundo, com a cobrança firme por parte do Judiciário na defesa dos interesses da classe e dos cidadãos; e, por fim, a fiscalização do cumprimento das leis. Toda lei é feita partindo do pressuposto que ela vai beneficiar de alguma forma a sociedade. É isso que queremos destacou.