PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 17ª SUBSEÇÃO DE SORRISO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

Colégio de Presidentes debate soluções para os problemas na advocacia

19/12/2006 12:35 | Reunião

    Os principais problemas enfrentados pela classe dos advogados foram pauta nesta terça-feira, da reunião de Colégio de Presidentes das Subseções da OAB em Mato Grosso, que está sendo realizada na sede da Ordem, em Cuiabá. Os atuais presidentes de Subseções e os candidatos eleitos estão concentrados para discutir os rumos da advocacia no próximo triênio 2007/2009.

    Um relatório contendo as principais queixas e soluções para o efetivo trabalho dos advogados foram elaboradas pelos presidentes de Subseções. O principal problema apontado diz respeito à violação das prerrogativas dos advogados. O advogado precisar trazer o acontecimento para dentro da Ordem, para que sejam tomadas as devidas providências, conclamou o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB/MT, Mananciel José da Fonseca. Ele que fez questão de orientar os advogados para a não omissão do direito violado. O Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB também estará presente no interior de Mato Grosso. Foi acordado que cada presidente de Subseção da OAB designará um representante para esse tribunal. A proposta é fazer uma ponte entre o TDP e o advogado do interior na busca da preservação dos seus direitos, disse o presidente da OAB/MT, Francisco Faiad.

    A ingerência dos grandes escritórios de advocacia no Estado,  e advogados ligados a membros do Judiciário, no que tange o andamento de processo, também é uma queixa constante. Para este problema foi sugerido o combate de tráfico de influência com ações efetivas, como quebra de sigilo telefônico. Na justiça não pode haver privilégios. Vamos combater qualquer tipo de ingerência, ressaltou Mananciel.

    Para a falta de estrutura do Poder Judiciário e pela falta de  qualificação profissional dos funcionários, os advogados acreditam que a realização de concurso público e a capacitação dos trabalhadores do Judiciário é uma medida para aprimorar o relacionamento.

    Com os problemas e soluções apontados pelos presidentes de Subseções, o Conselho Seccional da OAB cobrará medidas enérgicas por parte dos poderes competentes. Os trabalhos da reunião do Colégio de Presidentes da OAB/MT foram encerrados com a programação do próximo encontro que será realizado no município de Jaciara, região Sul do Estado de Mato Grosso. 

 


WhatsApp