A campanha eleitoral da OAB acabou às 17h de sexta-feira, dia 17. Agora é hora de todos tirarem suas camisas de campanha e ingressar de forma efetiva na luta por dias melhores na advocacia. A convocação foi feita pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco Faiad, ao participar do programa "Ponto de Vista", da TV Rodon (Canal 5). Segundo ele, todos os problemas da advocacia apontados durante a campanha eleitoral podem ser solucionados a partir da união de esforços. Todos os advogados estão convocados para essa luta em prol da Ordem.
Faiad fez o mesmo gesto de três anos atrás, depois que venceu as eleições pela primeira vez: chamou a unidade da categoria. Naquela ocasião, vários líderes da classe como Almino Afonso, a então advogada Maria Helena Póvoas, atual desembargadora do Tribunal de Justiça; o advogado Renato Gomes Néri, ex-presidente da OAB; Luís Estevão Torquato, Humberto Queiroz, entre outros optaram por ajudar na implementação dos projetos voltados à valorização da classe.
Agora, o apelo está renovado. Segundo Faiad, a OAB está, desde que assumiu há quase três anos de portas abertas a todos aqueles que dela desejam participar. Particularmente aqueles que se opuseram à sua candidatura. Todos têm muito a contribuir com a OAB comentou.
No programa, Faiad agradeceu os advogados e todos aqueles que mesmo não sendo advogado participaram direta e ativamente no processo eleitoral da OAB. Segundo ele, a diferença dos votos na Capital foi de 362 votos e no interior venceu com uma diferença de 566 votos, que redundou com um total de 928 votos a favor da chapa "Em defesa da Advocacia". De acordo com ele, é um número bastante expressivo que retrata e demonstra que a advocacia do Estado de Mato Grosso aprovou sua primeira gestão e aprovou o seu trabalho que está desempenhando em favor dos advogados e da sociedade desde o ano de 2004 e com certeza também aprovou suas propostas para os próximos três anos.
Durante o programa, Faiad fez questão de esclarecer alguns pontos que ficaram obscuros durante a campanha, como, por exemplo, a questão da anuidade escalonada para os jovens advogados. Faiad explicou que a proposta já está sendo desenvolvida pela Ordem dentro de um conjunto de medidas. O escalonamento, segundo Faiad, depende fundamentalmente do cumprimento orçamentário da entidade, cuja arrecadação está vinculada ao pagamento da própria anuidade. Além disso, a OAB pretende construir a Biblioteca do Advogado, anexo à seccional e o Escritório do Jovem Advogado. Outra medida anunciada por Faiad para atender essa clientela é a implantação do Leva e Trás para circular pelo Complexo Judiciário do Centro Político Administrativo, a exemplo do que já existe em várias cidades brasileiras.
Por sugestão de um dos participantes do programa, Faiad anunciou ainda a criação para 2007 da Comissão do Estagiário, que terá a finalidade de fazer intercâmbio entre a OAB e as universidades. Essa comissão, segundo Faiad, também vai interagir com outras comissões da Ordem, como de Exame e ainda de Ensino Jurídico. O objetivo será cada vez mais aperfeiçoar e melhorar o ingresso do jovem advogado na profissão frisou.