A Ordem dos Advogados do Brasil conquistou mais uma vitória, em especial para os advogados e sociedade civil organizada do município de Sorriso (420 quilômetros de Cuiabá). Foi lançada na última sexta-feira (10), a pedra fundamental das obras de construção do novo Fórum de Sorriso. A estrutura vai contemplar sala da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público e uma sala para a Defensoria Pública, além de novas Varas. O lançamento foi uma iniciativa da OAB que teve início em 2004, com a elevação da comarca para 3ª entrância, explicou o presidente da Subseção da OAB em Sorriso, Silas do Nascimento Filho.
O novo Fórum está localizado na área central do município, o que irá facilitar o acesso da população. O Fórum terá também um Plenário para que sejam realizadas as audiências do Tribunal de Júri, que hoje são feitas na Câmara Municipal. O diretor do Fórum, Wanderley José dos Reis, explicou que além de mais salas, o prédio também será estruturado com rampas para receber portadores de necessidades especiais.
A nova sede, que deve estar pronta em abril de 2007, vai ser construída em parceria entre o Poder Judiciário e o Poder Executivo local. Durante a solenidade de lançamento das obras, foi empossado o juiz Jurandir Florêncio de Castilho Júnior para jurisdicionar na 6ª Vara, que estava vaga há três meses.
A comarca de Sorriso tem atualmente seis Varas e, além do Diretor do Fórum, jurisdicionam na Comarca, os juízes Cláudio Roberto Zeni Guimarães, Jorge Iafelice dos Santos e Débora Roberta Pain Caldas. No Fórum tramitam cerca de 11 mil processos, conforme a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ).