PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 17ª SUBSEÇÃO DE SORRISO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

OAB promove evento para advogados em início de carreira

17/10/2006 16:22 | Categoria

    O presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e conselheiro federal por Alagoas, Marcelo Henrique Brabo Magalhães, fez um convite a todos os advogados para que participem do V Encontro Nacional do Advogado em Início de Carreira, que será realizado em São Luís, no Maranhão. O evento acontece nas próximas quinta-feira e sexta-feira (19 e 20) e será de grande importância para a categoria, principalmente em razão do elevado número de profissionais iniciantes na advocacia existente no Brasil.

    A sessão solene de abertura do Encontro será realizada às 19h da quinta-feira (19), data que também será marcada pelo lançamento da Campanha Nacional de Valorização do Advogado em Início de Carreira. Nesse dia, serão realizados dois painéis: Atividade profissional: publicidade e organização do escritório e Exercício profissional e especialização: expectativas de mercado. No primeiro, o presidente da mesa será o próprio conselheiro Marcelo Brado. No segundo, conduzirá os trabalhos o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA) do Maranhão, João Batista Ericeira.

    A OAB considera como parâmetro para classificar o profissional como advogado iniciante aquele que tem até dez anos de inscrição junto à entidade. Há Estados da Federação, como São Paulo, em que o percentual de inscritos nessa categoria na OAB chega a 60%. Em Alagoas, o percentual de advogados em início de carreira é de 45%.

    Esse cenário, segundo Marcelo Brabo, demonstra a necessidade de existir uma política própria para esses advogados. E um segmento por demais relevante dentro da advocacia e temos que fazer o máximo possível não apenas para propiciar os mecanismos necessários para o desenvolvimento da profissão, mas até para tentar fixá-los na carreira da advocacia. O presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante relatou que há muitos profissionais que tendem a deixar a profissão e migrarem para outras atividades por meio de concurso público em busca da estabilidade.

    O V Encontro Nacional do Advogado em Início de Carreira vai promover uma série de painéis sobre os temas mais próximos da realidade do advogado iniciante. Entre os temas que serão abordados, estão: a situação dos escritórios, das normas éticas, a questão da informatização e os obstáculos e alternativas de desenvolvimento da profissão.


WhatsApp