A presidente do Tribunal Regional do Trabalho, juíza Maria Berenice Carvalho Castro Souza, anunciou para o dia 24 de agosto próxima a data da sessão para escolher três dos seis nomes de advogados encaminhados pela Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso para ocupar a vaga de juiz reservada ao quinto constitucional. Posteriormente, a lista com os três nomes será enviada a apreciação da Presidência da República, a quem caberá a indicação.
Nesta terça-feira, o TRT promoveu audiência pública destinada a conhecer os advogados constantes em lista sêxtupla apresentada pela OAB. Concorrem à vaga os seguintes advogados: Mário Cardi Filho, Adriano Gonçalves da Silva, Eduardo Faria, Luís Ricardo Alcântara, José Vieira Júnior e Itamar Dervalhe.
A audiência que começou às 9h20, durou aproximadamente três horas dado ao elevado nível dos concorrentes. Os advogados procuraram demonstrar conhecimento tanto institucional como dos aspectos peculiares da Justiça do Trabalho. A presidente do TRT se disse satisfeita com o nível apresentado pelos profissionais escolhidos pela OAB.
Segundo o presidente da Ordem, Francisco Faiad, a iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho de realizar audiência pública para escolha do novo juiz deveria e deverá se tornar uma constante e também ser copiada por outros tribunais. A medida, ele disse, garante a transparência, a democracia e a igualdade, dando oportunidade a todos aqueles que fazem parte da lista sêxtupla de apresentarem suas idéias, seus pensamentos de forma equânime e igualitária a todos aqueles que irão decidir quem irá figurar na lista tríplice.