A partir do dia 10 de agosto, a Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso e a Comissão de Direitos Sociais realizam o 1º Congresso Mato-grossense de Direitos Sociais. O evento promoverá o debate principalmente sobre os efeitos da corrupção sobre a área social, tais como nas relações trabalhistas, previdência social, criança e adolescente, idoso, povos indígenas, portadores de deficiência , segurança pública e MST. "Vamos discutir aqui, fundamentalmente, em cada setor, os efeitos da nefasta corrupção que tomou conta das nossas instituições" disse Luciana Serafim, presidente da comissão da OAB.
"São situações que precisam ser encaradas de frente para que, ocorra, verdadeiramente, aquilo que buscamos: a justiça social. Durante esses três dias, vamos procurar extrair exatamente a nocividade de tais situações, historiando a que ponto chegamos devido aos anos a fio de tanta corrupção? ? afirma. O congresso ocorrerá no auditório da OAB do dia 10 ao dia 12 de agosto com palestras pela manhã e no período noturno.
Na abertura do evento, no dia 10 à noite, acontece a palestra "Os Direitos Sociais", com Cléa Anna Maria Carpi da Rocha , advogada e membro da Comissão Nacional dos Direitos Sociais da OAB. Ainda na abertura será lançado o livro "Competência da Justiça do Trabalho- Aspectos Materiais e Processuais ", uma coletânea de artigos coordenado por Alexandre Augusto Campana Pinheiro.
No dia 11, data em que se comemora o Dia do Advogado, a programação será intensa. Proferem palestras pela manhã o senador Demóstenes Torres, da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, que vai falar sobre "Os Desafios da Violência e a Questão da Segurança Pública na Atualidade Brasileira". A professora Neuza Mafra, coordenadora Nacional da Pastoral do Menor ligada a CNBB que ministrará palestra "Doutrina de proteção Integral às Crianças e Adolescentes como Prioridade Absoluta?. Em seguida, acontecerá o lançamento do livro "Adoção e seus Procedimentos Legais", de Jarbas José Benturoli (in memória)
À noite, seguindo a programação, o assunto a ser tratado diz respeito a reforma agrária. O deputado federal Xico Graziano vai proferir palestra sobre o MST. Além de parlamentar ligado ao movimento, Graziano é mestre em Economia Agrária pela Universidade de São Paulo, doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e presidente da ONG Agro Brasil. Ainda à noite, o deputado federal Geraldo Resende tratará da "Mortalidade Infantil Indígena em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul".
No dia 12 pela manhã, promete ser concorrida a palestra "Aplicabilidade do Estatuto do Idoso, com Fernando Kinoshita , advogado e doutor em Direito Internacional e Comunitário pela Universidade Pontifica Comillas" Madrid. A "Inclusão social do Portador de Deficiência" será o tema da palestra de Romeu Sassaki, especialista no assunto. A juíza Salete Maria Polita Maccaloz, do Rio de Janeiro, vai falar sobre "Planos Previdenciários". No período noturno, o advogado trabalhista Juliano Chaves Cortez fala da "Nova Lei de Falências e o Contrato de Emprego . Cortez é professor da UFG e jurista especializado na área trabalhista.
No dia 13, Dia Nacional do Advogado, será realizada confraternização no espaço Mercearia.