O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, convidou quarenta entidades para participar, na próxima quarta-feira (20), do lançamento da Campanha Nacional contra o Nepotismo da entidade, destinada a combater a contratação de parentes por ocupantes de cargos de alto escalão no serviço público dos três Poderes. O ato de lançamento da campanha será às 10h na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília.
O objetivo da campanha, segundo Busato, é lançar um brado à nação contra a prática do nepotismo e ressaltar que a função pública deve ser exercida com impessoalidade e seguindo o princípio da moralidade. A campanha também funcionará como uma forma de manifestar apoio aos congressistas que estão se empenhando na aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 334/96. A sua admissibilidade foi aprovada na última semana pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados.
Durante a campanha, serão colhidas assinaturas em todo o país, numa espécie de abaixo-assinado. O documento será entregue aos parlamentares pedindo a aprovação imediata da emenda constitucional anti-nepotismo nos três Poderes. A campanha será lançada na próxima quarta-feira na sede do Conselho Federal da OAB, no Setor de Autarquias Sul (SAS), em Brasília. Uma comissão para impulsionar a campanha foi criada por Busato, que designou para presidi-la o diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Vladimir Rossi Lourenço.