|
A necessidade de melhorias, as deficiências que fazem sofrer a população e a confiança na nova gestão que ora assume a Administração da Justiça Estadual marcaram o pronunciamento do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Cláudio Stábile Ribeiro, nesta terça-feira (1º de março) na posse da nova Diretoria do Tribunal de Justiça. Convidado a compor a mesa de honra, o presidente da OAB/MT abordou as expectativas de todos os advogados do Estado. Na ocasião, Cláudio Stábile representou o presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante. |
O presidente da OAB/MT destacou a importância do novo presidente do TJMT, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, ser do quinto constitucional pela Ordem por conhecer profundamente as dificuldades da classe. “Ele foi advogado por mais de vinte anos, representando o cidadão, foi presidente da Seccional por duas vezes e conhece bem as deficiências na prestação jurisdicional. A OAB precisa de um Judiciário eficiente, desejamos que a gestão contribua para o crescimento do Estado”, ressaltou.
Cláudio Stábile relatou sua preocupação com os juizados especiais, que não têm mantido a celeridade para a qual foram criados; abordou a falta de juízes e de servidores em primeira instância, pugnando pela nomeação dos magistrados aprovados no concurso em andamento; lembrou que desde a eleição da nova Diretoria do TJMT a Seccional tem participado de reuniões no Judiciário, conheceu o cronograma de ações e os desafios que virão. |
|
“A OAB tem se colocado à disposição em Cuiabá e por meio das 29 subseções no interior do Estado. Precisamos de ações para evitar novas greves, pois o maior sofrimento foi vivido pela população, nas diversas varas de família, da infância, em especial, para dar cumprimento a Emenda Constitucional 45 que estipula a razoável duração do processo”, sublinhou o presidente da OAB/MT, que conclamou as autoridades presentes, a se unirem para buscar soluções para as demandas.
O desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho respaldou a declaração do presidente da Ordem, destacando ser o advogado, o primeiro juiz da causa. “Ninguém tem mais legitimidade para colaborar com a administração do Judiciário que o advogado. A OAB terá presença marcante na nossa gestão”.
Assumiram as vagas de vice-presidente e corregedor-geral os desembargadores Juvenal Pereira da Silva e Márcio Vidal. O desembargador José Silvério Gomes em seu pronunciamento de despedida agradeceu ao presidente Cláudio Stábile por ter sido um “incansável batalhador na busca de melhorias nos órgãos julgadores para a mais rápida prestação jurisdicional”.
Presenças marcantes – As presenças dos dirigentes da Seccional da OAB foram registradas durante a solenidade. Participaram, da posse o vice-presidente da OAB/MT, Maurício Aude, o diretor tesoureiro, Cleverson de Figueiredo Pintel, a secretária adjunta, Fabiana Curi, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Leonardo Pio de Campos, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Ivo Matias, os conselheiros federais Francisco Anis Faiad, Francisco Eduardo Torres Esgaib, José Antônio Tadeu Guilhen e Dinara de Arruda Oliveira, os conselheiros estaduais, Renato Feliciano de Deus Nery e Márcio Frederico de Oliveira Dorileo, o ex-presidente da Seccional e diretor social da Associação dos Advogados, Ussiel Tavares, a presidente da Comissão da Infância e Juventude, Rosarinha Bastos, o presidente da Comissão de Ensino Jurídico, Jenz Prochnow Júnior, a integrante da Comissão de Estudos Tributários e Defesa do Contribuinte, Yana Chistina Eubanck Gomes Cerqueira, e advogados.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928